VEREADORES ESTIVERAM REUNIDOS COM OS CRIADORES DE ABELHAS SEM FERRÃO

por Patrick Savaris publicado 02/03/2022 15h58, última modificação 02/03/2022 15h58

Na manhã de quarta-feira (02/03) os vereadores estiveram reunidos junto ao plenário da Casa Legislativa, com os criadores de abelhas sem ferrão, Gilmar Ferrareze e Justino Volpi, e os servidores da Secretaria de Agricultura Vander Madalóz e Valdir Grison.

O vereador Ademar Francio Da Fontoura recebeu a demanda dos criadores de abelha sem ferrão, para tratar a respeito de uma espécie de árvore africana denominada Spathodea Campanulata que vem se espalhando no Brasil, também conhecida como Espatódea, Bisnagueira, Tulipeira-do-Gabão, Xixi-de-Macaco ou Chama-da-Floresta.

Na oportunidade o senhor Gilmar Ferrareze explicou a importância de ter uma Lei Municipal proibindo em toda a extensão territorial do município de Constantina, a produção de mudas e o plantio das árvores da espécie Spathodea Campanulata.

“É de conhecimento da população, que a introdução de espécies exóticas em um ecossistema pode causar danos irreversíveis para a fauna e a flora da região. Esta árvore possui flores com um néctar que atrai abelhas e aves como o beija-flor, e que possui substâncias tóxicas que vem causando a mortandade destes animais por todo o país. Embora ainda existam poucos exemplares desta árvore em nosso município, já é possível encontrá-la em diferentes bairros”, relatou o senhor Gilmar, sendo que no Estado de Santa Catarina já é proibido a produção de mudas e o plantio da Spathodea Campanulata LEI Nº 17.694, DE 14 DE JANEIRO DE 2019.

É importante que Constantina dê este importante passo na proteção do meio ambiente e que os municípios vizinhos também venham a seguir este exemplo.