CONSTANTINA ESTEVE REPRESENTADA NA ASSEMBLEIA REGIONAL DA CONSULTA POPULAR

por Patrick Savaris publicado 15/06/2018 09h13, última modificação 15/06/2018 09h13
Presidente do Legislativo participou do encontro em Palmeira das Missões.

Na última segunda-feira, 11 de maio, no auditório da UFSM de Palmeira das Missões, foi realizada a Assembleia Regional da Consulta Popular, reunindo representantes de mais de 20 municípios pertencentes ao COREDE Rio da Várzea.

A reunião teve por objetivo definir as seis demandas que vão constar na cédula de votação da Consulta Popular, a partir do que já havia sido apontado em cada município.

A Consulta Popular é uma ferramenta do governo do Rio Grande do Sul, implantada em 1998, que permite que a população decida, de forma direta, parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado.

Neste ano a votação será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho, sendo que podem participar todos os cidadãos que possuem título eleitoral.

No ano de 2017, após uma votação expressiva, o Município de Constantina conquistou o montante de 95 mil 709 reais,  investidos no hospital da AHCROS.

Na Consulta Popular de 2018, a cédula de votação será composta pelas seguintes demandas:

Reaparelhamento dos órgãos de segurança;

Ampliação, Reforma e Aquisição de Equipamentos para Estabelecimentos de Saúde;

Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem;

Apoio à Cadeia Produtiva do Leite;

Fomento ao Desenvolvimento Rural Sustentável;

Manejo e Conservação do Solo.

Cada cidadão pode votar em apenas uma das demandas. Para o município poder disputar os recursos, deve contar com a participação de, no mínimo, 6 % dos eleitores.

O Município de Constantina esteve representado, na Assembleia Regional, pelos seguintes delegados (eleitos na etapa municipal): Eric Fonseca Martins e Felipe Ruggeri Pedro (representando a segurança), Rogério Fassini( representando a saúde) e Nelci Araldi (representado a agricultura). Além do Prefeito Gerri Sawaris, presidente do Legislativo João Alberto Maffessoni e presidente do COMUDE Marcos Lazzaretti.

Texto e Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Constantina.