Vereadores participam da inauguração da Casa da Cultura Professor Bia

por Patrick Savaris publicado 10/05/2017 12h56, última modificação 17/04/2024 16h14
A Casa da Cultura teve seu nome denominado através da Lei Municipal 3.339/14 de 21 de outubro de 2014, em homenagem ao professor Diamantino Irineu Zanella.

No dia 5 de maio os vereadores estiveram participando da inauguração da Casa da Cultura Professor Bia. Obra esta realizada com recurso de emenda de autoria do Deputado Federal Giovani Cherini, num montante de R$ 250.000,00, tendo uma contrapartida do município no valor de R$ 77.385,00.

A Casa da Cultura teve seu nome denominado através da Lei Municipal 3.339/14 de 21 de outubro de 2014, por indicação do então vereador Edemar Muneron, em homenagem ao professor Diamantino Irineu Zanella, conhecido como Professor Bia, que foi um grande educador e defensor da cultura em Constantina.

Várias autoridades estiveram participando da inauguração, entre elas O Presidente do Legislativo Vereador Ari Giacomini, Prefeito Gerri Sawaris, Vice-prefeito Adroaldo Araújo, Ex-prefeito Leomar José Behm, Ex-vice-prefeito Fidelvino Menegazzo, Secretários municipais e familiares do homenageado.

Ao fazer uso da palavra o presidente do Poder Legislativo constantinense, Vereador Ari Giacomini saudou à todos que, de uma forma ou outra, contribuíram para esta realização. Enfatizou que o convênio com o Ministério da Cultura foi assinado ainda no Governo Bráulio. Coube ao Prefeito Leomar escolher o local, fazer o projeto arquitetônico, licitar a obra, e executar grande parte da mesma. E coube à atual gestão fazer os acabamentos, e inaugurar.

Por outro lado, lamento o fato do Governo Federal demorar 5 anos para liberar míseros R$ 250.000,00. Lembrou ainda que o mérito maior da obra deve se ao PDT local, que conseguiu junto ao Deputado Giovani Cherini a liberação da emenda.

Desejou que aquele espaço seja mais que depósito de livros, mas  sim um verdadeiro centro de aquisição e trocas de culturas. Finalizou pedindo à todos, que orem pela saúde do Deputado Cherini. Pediu uma salva de palmas pela memória do Professor Bia.