Vereadora Sonia (PP) fala sobre Projeto e Civismo

por Patrick Savaris publicado 14/09/2017 10h06, última modificação 17/04/2024 16h14

Neste espaço, quero parabenizar a Liga Feminina de Combate ao Câncer pelo VI Buffet de Massas, e agradecer a todos que colaboraram para o sucesso do evento. Também quero parabenizar os colegas Ari Giacomini e Nildo Zanella, pela viagem a Brasília em busca de emendas parlamentares que visam beneficiar nosso município. Embora não seja comum vereadores de oposição assumirem essa postura, nossa bancada, incluindo até suplentes, está fazendo seu trabalho, porque quer o bem comum.

Queremos, ainda, destacar o Projeto de Lei de Inciativa Popular que tramita na Casa Legislativa e prevê a inserção da cultura tradicionalista gaúcha no currículo das escolas da rede municipal de ensino. Os vereadores discutiram o Projeto com a Secretaria da Educação, representantes do Conselho Municipal de Educação, professores, e membros do CTG Taquaruçu, que tiveram a iniciativa do Projeto, elaborando-o, coletando as assinaturas necessárias e encaminhando-o ao Poder Legislativo. Os vereadores querem saber a opinião dos professores sobre o assunto, antes de votarem, pois, afinal, são os educadores que vão colocá-lo em prática. Nesta semana, o Projeto vai para a Secretaria da Educação que, por sua vez, o enviará às escolas, para apreciação dos professores até o final do mês, quando será marcada outra reunião, na Câmara. Acreditamos que está tudo muito bem encaminhado.

É importante destacar a participação das escolas e entidades nas horas cívicas durante a Semana da Pátria, muito bem coordenadas pela Secretaria da Educação. Assistimos a belas apresentações que nos fizeram refletir sobre civismo, solidariedade e paz. Igualmente, estão de parabéns pelo desfile cívico no dia 7 de setembro, quando os estudantes trouxeram para o público uma mostra de todo o trabalho que desenvolvem em suas escolas. É admirável ver que os professores estaduais, apesar da crise que enfrentam, com seus salários parcelados, sem perspectivas de melhores dias, prepararam seus alunos e os acompanharam no desfile, numa demonstração de profissionalismo e patriotismo. Enfim, quer seja através de apresentações belíssimas como em anos anteriores, quer seja através de desfile, as escolas continuam encantando as pessoas que prestigiam o seu trabalho. E por isso merecem o nosso aplauso.

Neste 7 de setembro, é difícil olhar para o país sem criticidade. Afinal, são mais de 13 milhões de desempregados; a violência cresce assustadoramente, atingindo até os pequenos municípios, como o nosso; a corrupção é avassaladora, com novos episódios a cada semana, que revelam o quanto estão tirando da saúde, da educação e da segurança do povo. Mesmo assim, apesar de tudo o que estão fazendo com o nosso país, precisamos acreditar em dias melhores. Mas para isso, é urgente que aqueles que estão no poder tenham a grandeza de pensar no povo, pois os milhões de brasileiros honestos e trabalhadores não merecem ser punidos pela ganância e cinismo dos poderosos.

No dia 11, participei, juntamente com meus colegas vereadores, da Abertura da Exposição sobre a Coleta Seletiva do Lixo e Meio Ambiente, na Casa de Cultura. E falei sobre esse Projeto, que tem a parceria de várias entidades e clubes de serviço e, certamente, trará muitos benefícios à comunidade constantinense. No entanto, para que tenha sucesso, é fundamental que haja conscientização da população, no sentido de aprofundar esse tema e seguir as orientações do Comitê de Gestão Ambiental, revendo seus conceitos e atitudes em relação ao lixo. O poder Legislativo apoia esse Projeto.