Vereadora Cleusa (PT) sugere que seja implementada nas unidades básicas de saúde, a política nacional de práticas integrativas complementares

por Patrick Savaris publicado 30/03/2017 12h25, última modificação 17/04/2024 16h14

Na sessão do dia 27 de março a Vereadora Cleusa Tomazelli (PT) com o apoio dos colegas de bancada, apresentou a indicação nº 20/2017 a qual sugere ao Poder Executivo, através da secretaria da saúde, implemente nas unidades básicas de saúde a política nacional de práticas integrativas complementares.

A Legisladora relatou que em nível nacional, através das conferências de saúde, foi criada a portaria nº 971/2006, que define a política nacional de práticas integrativas complementares no Sistema Único de Saúde - SUS, aonde é disponibilizado terapias, como Ioga, acupuntura, reiki, massoterapia, fitoterapia, entre outros. No Estado do Rio Grande do Sul a resolução nº 695/13 da Secretaria Estadual de Saúde, aponta no mesmo sentido. “Observando-se o aumento do uso dessas práticas de terapia alternativa pela população e a melhoria da qualidade de vida. Essas terapias são utilizadas para tratar dores de coluna, depressão, angustia e ansiedade. Essa matéria já foi apresentada ao Poder Executivo no Pedido de Indicação nº 05/2016”. Relatou a Vereadora Cleusa.