VEREADORA CLEUSA DESTACA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E EMENDA DE R$ 100.000,00

por Patrick Savaris publicado 21/03/2019 09h48, última modificação 17/04/2024 16h15
Destacou emenda parlamentar da Deputada Federal Maria do Rosário (PT) no valor de R$ 100.000,00

Na sessão do dia 11 de março, a vereadora Cleusa Tomazelli (PT), ao usar da tribuna comentou referente a reforma da previdência a qual na sua opinião vai prejudicar os trabalhadores rurais, principalmente as mulheres do campo. Cleusa disse que está na hora de cada cidadão buscar apoio na defesa de seus direitos, cobrando do seu vereador e do seu deputado, sendo que esse tema deve ser debatido junto a população, pois vai prejudicar os mais fracos e humildes.

A vereadora comentou a liberação da emenda parlamentar, solicitada por ela junto a Deputada Federal Maria do Rosário (PT). Contemplando o município de Constantina no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), para incremento temporário ao custeio dos serviços de atenção básica em saúde para cumprimentos de metas.

Cleusa comentou que já conversou com o Prefeito Gerri Sawaris para que boa parte desse valor seja aplicado nas práticas integrativas complementares. Em abril de 2016 a vereadora apresentou uma indicação para que o Poder executivo, através da Secretaria de Saúde, implemente nas unidades básicas de saúde a política nacional de práticas integrativas complementares.

A vereadora explicou que em nível nacional, através das conferências de saúde, foi criada a portaria nº 971/2006, que define a política nacional de práticas integrativas complementares no Sistema Único de Saúde - SUS, aonde é disponibilizado terapias, como ioga, acupuntura, reiki, massoterapia, fitoterapia, entre outros. No Estado do Rio Grande do Sul a resolução nº 695/13 da Secretaria Estadual de Saúde, aponta no mesmo sentido. Observando-se o aumento do uso dessas práticas de terapia alternativa pela população e a melhoria da qualidade de vida. Essas terapias são utilizadas para tratar dores de coluna, depressão, angustia, ansiedade.

Em 2018 foi criada a Lei Municipal Nº. 3.721, de 02 de outubro de 2018, que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PMPICS) no âmbito do Município de Constantina.