VEREADOR VILSON APRESENTA PROJETO QUE CRIA MUSEU HISTÓRICO DE CONSTANTINA

por Patrick Savaris publicado 27/05/2020 22h08, última modificação 17/04/2024 16h15
Entende que temos de dar o pontapé inicial, pois com o passar dos anos muitos documentos históricos vão se perdendo. Para evitar isso tomou a iniciativa de apresentar o Projeto de Lei criando o museu histórico.

Deu entrada na Câmara Municipal de Vereadores de Constantina projeto de Lei do Legislativo, de autoria do vereador Vilson Menegazzo, que cria o Museu Histórico de Constantina, segundo o autor com objetivo de:

- Preservar, divulgar e manter sob guarda e conservação peças artísticas e históricas, instrumentos, utensílios típicos, fotografias, revistas, jornais, documentos, referentes à cultura e história do Município de Constantina, sua vida, seus hábitos e seus costumes;

- Incentivar e auxiliar pesquisadores na preservação da história do Município;

- Classificar e expor o acervo que seja relevante para a compreensão da história, cultura e da memória do município e das famílias do município;

- Preservar, fomentar e valorizar a identidade cultural do município;

- Realizar exposições sobre seu acervo e temas relacionados a história e a cultura do município;

Vilson fez constar no projeto que o museu histórico estará vinculado à Secretaria Municipal de Educação e terá servidor municipal, que após receber orientações e treinamentos, ficará responsável pela administração, coleta, pesquisa, classificar, catalogar e salvaguarda de todo o material existente no local. Será responsável por todos os bens culturais incorporados ao museu que devem ser documentados de forma adequada e conservados, protegidos e mantidos de forma apropriada.

O projeto encontra-se na fase de ajustes de redação pela assessoria jurídica da Câmara de Vereadores e após passará a análise dos colegas vereadores que irão emitir parecer. Vereador Vilson relata que antes da aprovação irá submeter à apreciação do Conselho Municipal de Cultura, bem como estará por um período aberto a sugestões da comunidade, principalmente de pessoa ligadas ao setor de educação e cultura.

Vilson Menegazzo ressalta que o município tem 61 anos de emancipação, muito já se falou em cria museu, mas nada de concreto foi realizado. Entende que temos de dar o pontapé inicial, pois com o passar dos anos muitos documentos históricos vão se perdendo. Para evitar isso tomou a iniciativa de apresentar o projeto de lei criando o museu histórico.