Poder Legislativo de Constantina entrega medalha Pe. Guilherme para a aluna da APAE

por femarcondes — publicado 29/06/2016 14h36, última modificação 17/04/2024 16h14

Na 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Constantina realizada no dia 27/06/2016 na Linha Encruzilhada os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução 01/2016 que homenageia a jovem Géssica Scarparo Bergmann com a medalha Padre Guilherme Steffen. “Fica instituída a medalha Padre Guilherme Steffens para os constantinenses que se destacarem no cenário Estadual, nacional ou Mundial em qualquer atividade que venham a desenvolver”, explicou o presidente da Câmara, Ver. Ari Giacomini. A Géssica tem hoje 17 anos, é deficiente visual e cadeirante, desde os 3 anos de idade frequenta a APAE de Constantina. Apesar das suas limitações visuais e de locomoção sempre se mostrou uma menina muito interessada em aprender, tanto, que tem hoje facilidade em se comunicar com as pessoas. “É uma aluna muito dedicada, carinhosa, inteligente, prestativa, assídua e persistente com sua aprendizagem, sempre aceitando desafios e querendo aprender cada vez mais. Ela tem facilidade de memorização e muita criatividade, o que lhe possibilita criar histórias, decorar poesias, textos, músicas e afins”. Esta é a definição que tem os professores de Géssica sobre ela. Géssica escreveu um livro com o título “A persistência de Débora”, este livro ficou em 1º lugar no VII festival regional em Sarandi na categoria de Artes Literárias das Apaes, classificando –a para a fase estadual que aconteceu na cidade de Ijuí onde também ficou em 1º lugar o que lhe credenciou a representar o estado do Rio Grande do Sul a nível nacional na cidade de Recife a data ser marcada, foi por esta razão que apresentamos este projeto e prestamos esta singela homenagem a Géssica pela sua persistência coragem e acima de tudo pelo seu exemplo, obrigado Géssica por você nos oportunizar a ver a vida de uma outra forma, continue com esta força e esta coragem” destacou o Ver. Aluísio Valle, proponente da Homenagem representando a Bancada do PTB. “Para quem quer conquistar algo não existem barreiras que não possam ser superadas, basta coragem e força de vontade, parabéns a todas as pessoas que não mediram esforços para acompanhar e incentivar este belo trabalho da Géssica”, ressaltou o Ver. Lindomar Duranti – representante da Bancada PMDB. “Não podemos esquecer das pessoas que foram pioneiras na criação da APAE em Constantina, sendo esta entidade muito importante para o nosso município, parabéns a Géssica e toda a direção professores e funcionários que realizam excelente atividade dentro da nossa comunidade, este com certeza é um fruto que está sendo colhido”, ressaltou o vereador Lírio Rigon – representante da Bancada do PP. “A família é a base de tudo temos que parabenizar os pais e os familiares da Géssica que com certeza estiveram dando suporte e o apoio que ela precisava. A família Apaeana que contribuiu na realização do seu trabalho, pois a Géssica é uma guerreira, conseguiu alcançar os seus objetivos e nos deixa uma grande lição de vida parabéns”, salientou o Ver. Edemar Muneron – representante da Bancada do PDT.  O Ver. Gerri Sawaris – representante da Bancada do PT destacou o trabalho da Géssica mostrando admiração pela coesão textual e a qualidade do seu livro. Também usou a música do Amado Batista como forma de reflexão para o nosso dia-a-dia “Se essa conversa incomoda, uma cadeira de rodas é apenas o meu jeito de andar, mas isso não me faz um perdedor, nem tão pouco estou fora de forma, eu sou só um cidadão como outro qualquer, te respeito como manda as normas, Se Deus é por nós quem será contra nós, você vai ter que entender, o preconceito fez você me ver como talvez, mas eu sou igualzinho a você”. “Parabéns Géssica, seus familiares e toda a família APAE, você nos faz pensar o qual importante é a nossa vida e que as limitações que possuímos não nos impede de alcançar os nossos objetivos”, salientou o Vereador. “Este momento podemos definir com 2 palavras talento e oportunidade. A Géssica é uma menina extremamente talentosa, inteligente e dedicada e teve a oportunidade de participar da APAE de Constantina que dá o suporte que ela precisa para desenvolver as suas habilidades. Parabéns a cada um que de uma forma ou outra colaborou para que a Géssica fosse destaque estadual, isso é um orgulho não, só para ela, para os familiares, para APAE mas, para o nosso município. Parabéns Géssica, continue com esta garra, esta coragem que com certeza, muitas e muitas homenagens e prêmios virão por aí”, destacou o presidente da Câmara, Ver. Ari Giacomini – representante da Bancada do PSDB.

Após os pronunciamentos dos vereadores e entrega da medalha fizeram uso da palavra a Diretora da Apae, Cleusa Pizzi e a homenageada. Géssica agradeceu a todos, os colegas, os professores, a família. “Estou muito, muito feliz, não tenho palavras para agradecer”, concluiu Géssica agradecendo a homenagem da Câmara.