NEOCADIO E CLEUSA DESTACAM ATIVIDADES DO LEGISLATIVO

por Patrick Savaris publicado 03/06/2020 23h05, última modificação 17/04/2024 16h15
Parabenizaram a Administração Municipal pela elaboração do projeto de construção de um espaço multiuso, para a realização de várias atividades, entre elas a feira da agricultura familiar junto a Praça Municipal Getúlio Vargas.

No programa informativo da Câmara de Vereadores de Constantina (30/05) participaram o Presidente Neocadio Di Domenico (PSB) e a vereadora Cleusa Tomazelli (PT), na oportunidade e na última sessão (01/06) falaram sobre vários assuntos e atividades que participaram durante a semana.

A vereadora Cleusa ressaltou e parabenizou a Administração Municipal, e a equipe de engenharia que elaboraram o projeto de construção de um espaço multiuso para a realização de várias atividades, entre elas a feira da agricultura familiar junto a Praça Municipal Getúlio Vargas.

O projeto foi apresentado para os feirantes da agricultura familiar, a Secretaria da Agricultura e Emater. Será construído um espaço de madeira muito bonito e acolhedor, onde ali poderá ser realizada a feira da agricultura familiar e outras atividades.

Nos próximos dias será realizada a licitação e posterior a construção. Os feirantes presentes na apresentação do projeto ficaram muito felizes, pois a grande demanda destes era que a feira passasse a ser realizada na praça. Todos aprovaram por unanimidade o projeto apresentado. Parte do recurso vem da consulta popular e cidadã, e outra em sua maioria da Administração Municipal.

Cleusa e Neocadio ressaltaram a importância da realização da reunião com a Secretária de Saúde Elisete Marcon Araújo, e o Professor de yoga Altemir Berti, e os representantes da equipe das práticas integrativas e complementares (PICS) junto a Câmara de Vereadores no dia 01/06.

O Presidente da Casa Legislativa destacou que a reunião teve por objetivo esclarecer e dialogar com os vereadores, sobre o Projeto de Lei nº 046/2020 que autoriza o Poder Público a contratar uma coordenadora das PICS para atuar junto ao Posto de Saúde Central. A Secretária Elisete e o Professor Altemir ressaltaram a importância do desenvolvimento das práticas integrativas e complementares como forma de prevenção de saúde. Destacaram os excelentes resultados que vem apresentando a execução dessas atividades, principalmente o yoga, a auriculoterapia e a fitoterapia para as pessoas da comunidade, onde foi construído um plano de ação para ser desenvolvido durante a pandemia do covid-19 no município.

Durante a reunião Altemir apresentou dados sobre a importância e o benefício que o yoga traz para as pessoas, sendo que hoje são cerca de 400 alunos que participam das atividades ministradas por ele. “Também ressaltou da importância agora deste processo de pandemia de isolamento realizando atividades mesmo quando não são presenciais. Ressaltaram ambos a Secretária e o Professor da necessidade de se ter a contratação de uma pessoa 40 horas para estar fazendo a parte burocrática de lançamentos junto ao sistema de saúde do Ministério da Saúde, da execução das PICS. Está coordenadora ficará responsável por toda a parte burocrática destas importantes ações que são desenvolvidas em nosso município”, informou o vereador Neocadio e a vereadora Cleusa.

O presidente do Legislativo e a vereadora Cleusa explanaram que já estão sendo investidos os recursos oriundos do financiamento FINISA, onde nos últimos dias o município apresentou uma retroescavadeira, que foi adquirida pelo valor de R$ 249.800,00 onde a mesma irá atuar junto a Secretaria de Obras e Agricultura.

Também com o recurso do FINISA já foram licitadas a Rua Seloir Lorini Guedini que dá acesso a nova escola Santa Júlia, e a Rua Ulisses Giacomini que dá acesso ao novo Fórum, no valor de R$ 935.295,00 sendo que o início das obras se dará nos próximos dias. O Vereador Neocadio informou que nos próximos dias serão licitadas novas ruas do financiamento FINISA e que o mesmo é muito importante, pois veio ao encontro das necessidades de infraestrutura da comunidade.

Também informou que o município adquiriu um tanque para o caminhão pipa, no valor de R$ 38.200,00 onde o mesmo já está em uso na Secretaria de Obras.

O presidente relatou que na última segunda-feira (01/06) foi realizada a 9ª Sessão Ordinária com a votação e aprovação de 04 projetos:

Projeto de Lei nº. 046/2020 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar contratação temporária por excepcional interesse público para suprir necessidade da Secretaria Municipal de Saúde e dá outras providências.

Projeto de Lei nº. 048/2020 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder a alienação de bem móvel e dá outras providências.

Projeto de Lei nº. 049/2020 - Autoriza o Município de Constantina a declarar bens inservíveis e imprestáveis, proceder a alienação, bem como fazer doações e dá outras providências.

Projeto de Lei nº. 051/2020 - Autoriza o Poder Executivo Municipal abrir crédito adicional especial, no valor de R$ 90.516,00 (noventa mil e quinhentos e dezesseis reais), inclui no PPA, LDO-2020, na LOA-2020 e aponta recursos.